Skip to content

Chega de desculpas para não consertar seu smartphone

Manutenção de celular bh

Chega de desculpas para não consertar seu smartphone

Todo mundo conhece ou já foi aquela pessoa que se recusava a entregar o celular para o conserto: tela quebrada, bateria que não durava, carregador que precisava ser colocado de um jeito super específico…

Por mais que tenhamos um aparelho de ponta, e tomemos muito cuidado com sua preservação, os smartphones, como qualquer outra máquina, precisam de manutenção ao longo de sua vida útil. Embora muitas pessoas digam o contrário, isso é uma coisa boa, porque é melhor você dar a manutenção apropriada no seu celular e utilizá-lo por um período mais longo do que comprar outro para “resolver” o problema.

Isto porque sem manutenção, tanto em termos de hardware (parte física do aparelho) quanto de software (sistema operacional), você eventualmente terá o mesmo problema ao comprar um aparelho novo.

Problemas mais comuns em celulares

Muitas reclamações sobre a qualidade de celulares, inclusive iPhones ou os top de linha da Samsung, têm origem numa compreensão um pouco errada de como os smartphones funcionam.

Como as pessoas presumem que um bom aparelho nunca precisará de consertos, acabam tendo um pouco de resistência a ideia de levá-los para manutenção, optando por continuar usando o aparelho com problemas que seriam facilmente resolvidos.

Isso é especialmente ruim para quem tem celulares de alta qualidade, porque apesar de terem pago mais por um aparelho melhor, deixar de fazer o reparo significa que você não está aproveitando ao máximo seu smartphone e tudo que ele tem a oferecer. Vamos ver, então, alguns dos problemas mais comuns.

Troca de tela

Existem poucas verdades universais, mas uma delas é que quando seu smartphone cair no chão, muitas vezes será na pior posição possível.

Brincadeiras à parte, uma das razões mais comuns para as pessoas buscarem suporte técnico são telas quebradas, embora muitas outras mais optem por continuar usando o aparelho com rachaduras, trincados, etc. Isso é um problema por uma série de razões, que vão do risco (lascas de vidro e cortes) a problemas mais sérios com o hardware.

A tela não serve somente para clicar e visualizar, ela cumpre ainda a função crucial de proteger a parte interna da tela (display) e, em especial, as peças como placas, circuitos e sensores, de exposição a poeira, umidade, entre outras coisas.

Uma troca de tela é uma solução rápida para um problema que, se mantido, pode resultar num dano bem mais grave, podendo até mesmo ficar sem reparo.

Troca de bateria

Não há escapatória, todas as baterias, por melhores que sejam, perdem sua capacidade de armazenar energia ao longo do tempo.

Isso porque o material que realiza esse armazenamento – uma mistura química – vai se degradando com o uso e até mesmo devido as condições climáticas, como calor, frio, umidade, etc.

Por exemplo, os iPhones mais novos suportam até 500 ciclos de carga (um ano e meio, em média) antes da capacidade da bateria cair para menos de 80% do seu primeiro uso.

Quando comprar um celular que você pretende usar por alguns anos, é importante saber de antemão que em algum momento será necessário realizar a troca da bateria original.

Mas é bom lembrar de procurar o suporte de empresas certificadas e que trabalham apenas com peças originais ou homologadas, como no caso da Suporte Smart BH. Inclusive porque uma bateria genérica ou inapropriada pode causar problemas no aparelho, como curtos-circuitos ou superaquecimento.

Troca de conector de carga

Embora a primeira coisa que venha a mente quando o celular cai no chão seja a tela quebrada, outros componentes do aparelho podem acabar sendo danificados no processo.

Se após uma queda o seu telefone apresentar problemas de carga, a razão pode ser um problema na porta de entrada do carregador, que é a parte onde você encaixa o cabo. Nesse caso, será necessário fazer a substituição da peça.

Troca de câmera

Os smartphones revolucionaram a forma como nos comunicamos, especialmente através das redes sociais, algo que geralmente atribuímos a facilidade de acesso à Internet.

Entretanto, pouco se fala de uma outra revolução, que foi a popularização das câmeras fotográficas, que permitem registrar qualquer coisa, a qualquer momento, com qualidade cada vez maior.

Tanto é que, atualmente, as câmeras são uma parte essencial de qualquer aparelho e em casos como o do iPhone, um dos grandes diferenciais é a capacidade de gerar fotos muito superiores aos concorrentes.

Embora algumas pessoas abandonem seus celulares quando ocorre um problema na câmera, optando por um novo aparelho, é perfeitamente possível realizar a troca desse componente tão importante para o dia-a-dia.

Dessa forma, você economiza um bocado e, nos casos em que a câmera é particularmente boa, você não corre o risco de substitui-la por uma pior, já que a diferença entre smartphones varia muito nesse quesito.

Troca de antena do Wi-Fi

Você já parou para pensar como o seu celular capta o sinal do Wi-Fi? O responsável por isso é uma antena que fica na parte interna do aparelho, e se você está tendo problemas para se conectar, ou obtendo um sinal fraco, que fica caindo, pode ser que a razão seja essa.

Assim, ao invés de culpar seu roteador, você pode entrar em contato conosco para avaliar uma possível troca ou manutenção na antena. É um procedimento simples e que irá te livrar de gastar todos os dados da franquia 5G por não conseguir conectar no Wi-Fi.

Troca de botão home

O botão “home” é de longe um dos recursos que é mais frequentemente usado, e por isso está suscetível a uma falha de funcionamento.

Mais uma vez, trata-se de um problema que é simples de resolver, e bem melhor do que ficar sem acesso a esse recurso.

Reparo em placas

A parte mais valiosa de qualquer celular é, de longe, sua placa mãe. Ela é como se fosse o cérebro do seu aparelho, sendo responsável por todo o funcionamento, da capacidade de processamento a inicialização do sistema operacional. Aparelhos que não ligam, não carregam, não mostra imagens, que estão com problema no touchscreen, sem áudio, Wi-Fi, com problemas na câmera e Face ID, além do erro 09, são os sintomas mais comuns de uma placa que precisa de manutenção.

Nesses casos, a solução envolve um reparo direto na placa, algo que só deve ser feito por profissionais com a qualificação e certificação necessária. Muitos outros problemas podem ser sinal de uma placa danificada.

Então se estiver na dúvida, o ideal é entrar em contato para que o técnico faça uma avaliação mais detalhada do aparelho.

Troca de carcaça

Muitas coisas nos levam a escolher um smartphone, ou iPhone, no lugar de todos os outros: qualidade das fotos, duração da bateria, processamento…

Entretanto, não podemos negar que o design e beleza do aparelho tem um peso grande nessa escolha. Porém, com o uso frequente, certos acidentes como quedas ou manuseio inapropriado podem comprometer essa parte externa, que chamamos de carcaça, inclusive fazendo com que fique empenada.

Uma solução simples, rápida e barata para solucionar esse problema é com a troca dessa peça.

Sobre nós

Independente do seu problema, conte com a Smart Suporte BH para te ajudar no que for! Somos a maior rede de assistência técnica para smartphones, iPhones e iPads, do Brasil. Nossa equipe técnica, é qualificada, trabalha apenas com peças originais ou homologadas. Temos serviço de coleta por delivery, atendimento e entrega rápida para manutenção de celular BH.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Posts relacionados

Open chat
Atendimento Online!